terça-feira, 30 de junho de 2015

Curso de Redação


Curso de Redação


O ato de escrever é uma atividade que distingue o homem de todos os outros animais. Quando criamos palavras, também criamos imagens e mexemos com idéias, pensamentos e valores de muita gente.
As reações podem ser expressas por gestos e esses podem ser tanto positivos como negativos. É importante lembrar que, sendo essa uma lei universal, vale igualmente quando escrevemos para comprar ou vender alguma coisa ou idéia. As palavras também são produtos que devem ser fabricados com cuidado.
Quando escrevemos uma mensagem, com qualquer finalidade, devemos pensar principalmente no destinatário ou receptor da mensagem. A resposta do receptor ou destinatário depende muito do emissor ou remetente, daí a necessidade da mensagem estar sempre bem formulada.
O significado das mesmas palavras pode ser muito diferente para cada indivíduo ou grupo. E a resposta às mensagens terá a marca dessa diferença, como se fosse uma impressão digital.
A palavra chuva, por exemplo, pode causar uma reação positiva ou negativa de quem ouve ou lê. Um nordestino que sofre com a seca geralmente considera a chuva como um presente divino. Nos morros do Rio de Janeiro, a resposta certamente seria outra.
As palavras são capazes de despertar pensamentos, imagens e as mais diversas emoções. Mas para isso é preciso saber dominá-las, e o melhor método para conhecê-las é através da leitura.
Quando se escreve para vender qualquer idéia, produto ou serviço, o essencial é dizer a verdade. Nunca minta para o seu público em qualquer ramo da publicidade, mentir ou divulgar dados errados pode custar muito caro.
No nosso país, a publicidade enganosa é controlada pelo Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária, o CONAR.
É importante lembrar que nunca se deve subestimar o seu público ou cliente, tendo em vista que o nível médio de informação do consumidor em geral, inclusive no Brasil, teve um aumento significativo. Houve também um aumento no grau de exigência em relação aos produtos consumidos, em todas as faixas de renda.
Não podemos deixar de dizer que a expansão dos meios de comunicação e dos serviços de proteção ao consumidor, inclusive através da mídia, tornou os compradores reais ou potenciais muito mais seletivos e exigentes.
No Brasil, mais de 80% da população tem acesso à televisão. Além disso, os serviços de apoio ao consumidor, privados ou públicos, também se multiplicaram.
Técnicas Básicas de Redação 
Este capítulo expõe as instruções gerais e específicas indispensáveis à preparação de uma boa redação. Como todo texto, a redação deve ter uma introdução ao assunto, em seguida, faça o desenvolvimento de suas idéias e finalmente chegue à conclusão ou desfecho.
É importante lembrar que se deve anotar tudo o que vier à cabeça à medida que as idéias forem fluindo livremente. Depois, deve-se fazer uma seleção, organizar as idéias e finalmente preparar um roteiro com os principais pontos do que se pretende escrever.
Não podemos deixar de dizer que o texto da redação deve ser claro, direto, preciso, objetivo e conciso. Use frases curtas e evite demasiadas intercalações ou ordens inversas desnecessárias.
Todo texto deve ter uma ordem direta que conduzirá o leitor à essência deste de forma objetiva. Não dê atenção aos detalhes irrelevantes e vá diretamente ao que interessa.
Para que a leitura seja mais fácil, os períodos devem ter no máximo duas ou três linhas. Já os parágrafos devem ter em média de cinco a oito linhas.
Faz-se fundamental salientar que, para escrever um texto de maneira original e criativa para formar frases fluentes, bem estruturadas e de fácil assimilação, basta utilizar palavras conhecidas por todos. É bom lembrar que um texto simples não implica, necessariamente, a repetição de formas e frases desgastadas.
Aconselhamos o não uso dos rebuscamentos, dos termos técnicos evitáveis, da erudição e dos pedantismos vocabulares. Além disso, deve-se evitar também o jargão, o coloquialismo, a retórica e o hermetismo.
Jamais inicie os períodos ou parágrafos seguido, com a mesma palavra e nem repita a mesma estrutura de frase.
Para uma melhor compreensão do texto, apenas use os termos técnicos essenciais, ou seja, aquelas estruturas que não podem ser substituídas. Todavia é fundamental que nesses casos se coloque o significado entre parênteses.
Uma outra característica na montagem de um texto é nunca perder o universo vocabular do leitor, ou seja, jamais escreva o que você não diria.
Um outro aspecto a considerar é a inclusão de palavras ou expressões de valor absoluto ou muito enfático, tais como certos adjetivos, superlativos e verbos. Deve-se ter uma especial atenção também com os termos coloquiais ou de gíria, estes apenas podendo ser usados em casos muito especiais.
As palavras que irão formar o texto devem ser cuidadosamente selecionadas. Deve-se sempre desconfiar de sinônimos perfeitos ou de determinados termos que possam ser utilizados para todas as ocasiões. Normalmente há uma palavra que define uma situação.
Faça o encadeamento dos leads de maneira harmoniosa com os parágrafos seguintes. Quando um parágrafo não está conectado com o seguinte, ele se torna difícil de acompanhar e chato de se ler.
Para finalizar sugerimos após terminada a redação dos textos, a leitura silenciosa de todo o texto, corrigindo-o e fazendo as alterações necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boa Leitura e poste seu pedido
no comentário